MELHORIA DAS ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS DE POLUIÇÃO DE AMBIENTES AQUÁTICOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

Autores

  • Ravena Santiago Alves
  • Michael Barbosa Viana

Resumo

As disciplinas de Poluição de Ambientes Aquáticos (PAA) e Tratamento de Efluentes Líquidos (TEL) são integrantes da matriz curricular obrigatória do curso de graduação em Ciências Ambientais, as quais possuem conteúdos programáticos complementares, com caráter teórico-prático. Ao longo da disciplina de PAA foram desenvolvidas atividades de planejamento de aulas teóricas (incluindo aulas de metodologia ativa) e práticas, realização da análise prévia das amostras de água e efluentes, preparação de bancada, elaboração de material didático parcial contendo o procedimento experimental para nove análises de qualidade de água que foram realizadas, bem como, foi feito o acompanhamento dos alunos nas dificuldades que eram encontradas durante o procedimento analítico. Em alguns casos foi necessário acompanhar os alunos fora do horário de aula na etapa final da análise. Foi feita uma aula prática na ETE da CAGECE Tupã Mirim, onde foi coletado uma amostra de água do riacho e outra amostra do efluente tratado, foi medido então o oxigênio dissolvido (OD) pelo método de Winkler, com o objetivo de calcular a concentração de OD no ponto de mistura. Também foram criadas listas de exercícios, trabalhos, questões de prova e os relatórios das aulas práticas eram previamente corrigidos e revisados pelo professor. Na disciplina de TEL foi proposto uma visita técnica às estações de tratamento de efluentes da empresa Guararapes, do shopping Iguatemi e da CAGECE, em Quixadá, como também, a sistemas de reuso de águas, no município de Madalena. Ao fim do período de bolsa, foi possível concluir que: i) o bolsista PID otimizou as atividades práticas das disciplinas; ii) sanou dúvidas dos alunos relativas aos conteúdos; iii) melhorou ou manteve a nota e o índice de aprovação dos alunos em relação à turma anterior; iv) necessita anualmente de um bolsista PID para acompanhar tais disciplinas; v) é preciso de um maior tempo para concluir o material didático de procedimentos experimentais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência