MELHORIA DAS ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS DISCIPLINAS DE POLUIÇÃO DE AMBIENTES AQUÁTICOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS
Resumo
As disciplinas de Poluição de Ambientes Aquáticos (PAA) e Tratamento de Efluentes Líquidos (TEL) são integrantes da matriz curricular obrigatória do curso de graduação em Ciências Ambientais, as quais possuem conteúdos programáticos complementares, com caráter teórico-prático. Ao longo da disciplina de PAA foram desenvolvidas atividades de planejamento de aulas teóricas (incluindo aulas de metodologia ativa) e práticas, realização da análise prévia das amostras de água e efluentes, preparação de bancada, elaboração de material didático parcial contendo o procedimento experimental para nove análises de qualidade de água que foram realizadas, bem como, foi feito o acompanhamento dos alunos nas dificuldades que eram encontradas durante o procedimento analítico. Em alguns casos foi necessário acompanhar os alunos fora do horário de aula na etapa final da análise. Foi feita uma aula prática na ETE da CAGECE Tupã Mirim, onde foi coletado uma amostra de água do riacho e outra amostra do efluente tratado, foi medido então o oxigênio dissolvido (OD) pelo método de Winkler, com o objetivo de calcular a concentração de OD no ponto de mistura. Também foram criadas listas de exercícios, trabalhos, questões de prova e os relatórios das aulas práticas eram previamente corrigidos e revisados pelo professor. Na disciplina de TEL foi proposto uma visita técnica às estações de tratamento de efluentes da empresa Guararapes, do shopping Iguatemi e da CAGECE, em Quixadá, como também, a sistemas de reuso de águas, no município de Madalena. Ao fim do período de bolsa, foi possível concluir que: i) o bolsista PID otimizou as atividades práticas das disciplinas; ii) sanou dúvidas dos alunos relativas aos conteúdos; iii) melhorou ou manteve a nota e o índice de aprovação dos alunos em relação à turma anterior; iv) necessita anualmente de um bolsista PID para acompanhar tais disciplinas; v) é preciso de um maior tempo para concluir o material didático de procedimentos experimentais.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.