MELHORIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA ELETRÔNICA ANALÓGICA E ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

Autores

  • Endryo Moreira Rodrigues Feitosa
  • Demercil de Souza Oliveira Junior

Resumo

A fim de melhorar a experiência didática nas disciplinas de Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência, além de melhorar o aprendizado dos alunos, foram adotadas novas metodologias de ensino baseadas nas correções de atividades que os alunos realizavam. Primeiramente, foi verificado que em anos anteriores os discentes das disciplinas supracitadas não tinham o feedback dos seus desempenhos nas atividades extras passadas em sala de aula na maioria das vezes, isto é, não sabiam em que ponto cometiam possíveis erros. Dessa maneira, não poderiam evitar equívocos nas avaliações das disciplinas e, assim, alguns obtinham resultados não satisfatórios. Apesar de aulas presenciais e virtuais, através de Whatsapp e Skype, para sanar dúvidas, muitos alunos não compareciam por conta de choque de horários. Portanto, para tornar a monitoria cada vez mais abrangente, independente de conflitos de compromissos, as atividades extras de cada aluno, corrigidas pelo monitor, foram digitalizadas e enviadas por e-mail previamente coletado. Caso o discente discordasse de alguma correção ou quisesse entender o motivo do erro, poderia marcar um horário específico com o monitor para tratar dessas questões. Além disso, foi proposto em uma determinada aula de monitoria que os alunos trocassem os exercícios entre si e fizessem a correção, bastando apenas localizar os erros do colega de turma, caso houvesse, explicando-o diretamente. Isso serviria para intensificar a fixação do conteúdo, visto que a maneira mais fácil de detectar possíveis lacunas no aprendizado é tentando explaná-lo para alguém. Dessa forma, é esperado um maior aproveitamento dos alunos nas disciplinas de Eletrônica Analógica e Eletrônica de Potência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência