MEMORIAL COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA NO PROCESSO CRIATIVO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Rebecca Nogueira Lopes
  • Francisco Amaro Gomes de Alencar

Resumo

A disciplina de Geografia Agrária possui relevância científica e social quando se trata da formação de Geógrafos (bacharéis e licenciados) em exercer suas respectivas profissões. A existência de materiais de apoio é imprescindível referindo- se à formação nesta disciplina. Ao saber a escala de inserção de conteúdos no meio digital e as necessidades de possuir materiais com esse intuito inclusive para a execução das atividades na disciplina, foi realizada a disponibilização de material científico por este meio. Assim como realização de planejamento de aula em campo; promoção de atividades com utilização de mídias audiovisuais; revisão bibliográfica. Todos esses meios foram disponibilizados/realizados com intenção de subsidiar a elaboração dos memoriais. Este possui como objetivo fixar o conteúdo exposto em sala de aula e despertar o olhar crítico e autônomo em relação às questões abordadas naquela e em aulas de campo. Estes memoriais são elaborados tendo como base os recursos expostos anteriormente. Sua construção é realizada de forma pessoal, com utilização de frases, textos ou imagens e apresentam características individuais, como forma de expôr o aproveitamento dos conteúdos abordados e a forma com que estes puderam ser aplicados. Durante um semestre foram solicitados dois memoriais tendo em vista a melhor sistematização e organização de ideias. Os resultados obtidos através desta metodologia dizem respeito a instrução dos alunos quanto a formação de estruturação com características que exponham a apreensão da disciplina de maneira individual e coletiva, refletindo no rendimento acadêmico no decorrer dos semestres assim como na forma de pensar as próximas produções a serem realizadas no decorrer da graduação e até mesmo durante o exercício da profissão. Assim como serve de base para que o docente da disciplina possa ter uma percepção ampla de como os discentes estão conseguindo assimilar a bibliografia e a metodologia de ministração de aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência