METADISCIPLINA EM DESENHO DE OBSERVAÇÃO E SEMIÓTICA

Autores

  • Rafaela Almeida Pinheiro
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O trabalho busca discorrer sobre a experiência de monitoria na prática da Metadisciplina nas disciplinas de Desenho de Observação e de Semiótica no curso de Design da Universidade Federal do Ceará. A Metadisciplina é uma abordagem que une conceitos da Didática, Semiótica Peirceana e Design, e seus métodos se aplicam em três módulos: Querer Juntos, Fazer Juntos e Pensar Juntos, que podem acontecer em diferentes ordens, de acordo com a disciplina. Na experiência da pesquisa aplicada, disciplinas práticas começam pelo módulo Fazer Juntos, as teóricas pelo Pensar Juntos e as teórico-práticas pelo Querer Juntos, onde os estudantes escolhem os temas relativos à disciplina que serão desenvolvidos. Desenho de Observação começou com o Fazer Juntos. Os alunos pesquisaram técnicas de desenhos, e compartilharam em aula com os colegas. No segundo módulo Querer Juntos, aplicaram as técnicas em diversas áreas do Design, escolhidas pelos estudantes. No terceiro módulo, Pensar Juntos, aplicaram o desenho integrado à disciplina de Projeto 1. Na Semiótica o primeiro Módulo foi Pensar Juntos, onde os alunos adquiriram repertório teórico sobre a Semiótica Peirceana. No segundo módulo, Fazer Juntos, os estudantes aplicaram os conteúdos em uma prática criativa. No terceiro módulo, Querer Juntos, escolheram uma temática e para análise semiótica. No final de cada módulo, nas duas disciplinas, um produto foi apresentado como síntese para avaliação. Em Desenho de Observação verificou-se a necessidade de identificar as habilidades de desenho dos estudantes antes de dar início às atividades práticas. Nas duas disciplinas os métodos da Metadisciplina se desenvolveram com eficiência e indicaram possibilidades de aperfeiçoamento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência