METADISCIPLINA EM PROJETO 2 E SEMIÓTICA

Autores

  • Adson Pinheiro Queiroz Viana
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

A abordagem didática da Metadisciplina possui fundamentos no Design, na Semiótica Peirceana e na Didática. O Design é aplicado como um meio, com o objetivo de promover um ensino no qual alunos, professores e monitores, buscam conjuntamente soluções e caminhos para o aprendizado, com consideração aos interesses e repertórios dos estudantes e à ementa da disciplina. Em 2019, na disciplina de Semiótica, e o design se fez presente na organização das entregas parciais e na organização dos critérios de avaliação, por meio de recursos gráficos. Fichas de acompanhamento com os conteúdos das entregas de todas as aulas foram determinantes para que os estudantes pudessem acompanhar o desenvolvimento do semestre. Outro recurso didático empregado foi a tabela de critérios de qualificação dos infográficos, produto da primeira avaliação intermediária, definido em aula com os alunos, professora e monitores. O gráfico foi utilizado por todos os estudantes e favoreceu tanto a elaboração do produto, como o processo de avaliação, que pode ser verificado pelos próprios estudantes. Na disciplina de Projeto 2 houve uma parceria com o um projeto de extensão do Varal - Laboratório de Design Social, que proporcionou uma interação co-criativa com artesãs e artesãos de barro, da comunidade de Moita Redonda, em Cascavel. O projeto também foi integrado com a disciplina de Elementos de Programação Visual, e os resultados foram apresentados à comunidade. Os dados das experiências das aplicações da Metadisciplina em Semiótica e Projeto 2 serão utilizados para o aperfeiçoamento dessas disciplinas nos anos posteriores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência