METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA ANATOMIA

Autores

  • Leonardo Silva Candido
  • Alex Soares Marreiros Ferraz

Resumo

As metodologias ativas têm sido alternativas para transpor os desafios do ensino superior frente à baixa adesão de alunos, que proporcionam salas de aula cada vez mais vazias. Dentre elas, destaca-se a “sala de aula invertida”, uma nova abordagem que transforma a sala de aula num lugar de aprendizagem ativa, onde o aluno é o objeto central nas atividades e discussões. Pode-se definir o grupo focal como uma entrevista em grupo onde a interação é parte integrante do método, possibilitando aos participantes explorarem seus pontos de vista. O objetivo deste trabalho é analisar as repercussões da metodologia da sala de aula invertida, quanto às dificuldades, aos seus significados, à adesão dos alunos e a sua eficiência, por meio de um grupo focal composto por alunos da disciplina Anatomia Humana aplicada à Educação Física. A amostra consistiu em 10 alunos que cursam a disciplina de Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, e que estudaram previamente à aula de Sistema Miofascial, apresentado pelo professor da disciplina em forma de sala de aula invertida. Foi ofertado material sobre metodologias ativas previamente aos encontros, e a organização de um grupo para debate prévio; totalizando dois encontros com o grupo. Os encontros foram registrados em formato de áudio digital, por um aplicativo gravador de celular. O tema principal da entrevista foi “Metodologia Ativa no Ensino da Anatomia”. O avaliador utilizou de perguntas norteadoras para melhor aproveitamento da entrevista. O material oferecido sobre as metodologias ativas permitiu que os alunos debatessem amplamente sobre o assunto, de forma mais clara e coesa. Pôde-se observar que os entrevistados, em sua maioria, não tinham vivenciado a metodologia ativa da sala de aula invertida anteriormente, e se sentiram desafiados ao participar desta. Concluiu-se que a metodologia de aprendizagem ativa deve ser estimulada para a formação de alunos auto-suficientes e autônomos, protagonistas de sua própria aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência