METODOLOGIA ATIVA: CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS PARA O AUXÍLIO E FOMENTO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA NOS CURSOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
Resumo
Na disciplina de Geometria Descritiva (GD), ofertadas aos cursos de Engenharias e Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC), os professores se utilizam de um método de ensino diferente do comum, a chamada metodologia ativa, na qual os alunos costumam ser desafiados a procurar soluções para os problemas dados em sala. A partir de conceitos básicos, os alunos resolvem questões e realizam desenhos com níveis maiores do que o abordado, incentivando a autonomia e proatividade dos mesmos. Porém, com a implementação deste sistema é necessário se ater a alguns detalhes para que os alunos tenham o maior proveito da disciplina, um deles é o material de consulta. Segundo a pesquisa feita com os estudantes, a maior parte dos professores disponibiliza materiais, em especial slides, que abordam de forma simples o conteúdo. Por conta disso, estimulado pela própria metodologia, os alunos acabam precisando se aprofundar no assunto, mas em muitos casos, a pesquisa se resume a internet, que nem sempre se obtém fontes confiáveis ou assertivas para as dúvidas. Com isso, o presente trabalho discute a importância e necessidade da criação de um material digital próprio, um E-BOOK. Este comporta todo o conteúdo essencial para o entendimento de desenho técnico, ainda acrescentado de tutoriais e manuais de uso dos softwares, fornecendo um pouco de tecnologia aos alunos, tudo isso de forma clara e dinâmica. Tal material pretende ser algo mutável ao longo dos semestres, adaptável aos cursos e agregado com exemplos de trabalhos dos próprios alunos e de alguns exemplos reais. Por fim, é importante acrescentar que o E-BOOK não retira a importância da presença de um monitor, ele apenas incentiva a descoberta de novos conhecimentos que talvez não sejam possíveis de abordar em apenas um semestre, o apoio do monitor é necessário para um contato mais direto enquanto tal material tem a intenção de fomentar e auxiliar o aprendizado da GD em seus cursos de atuação durante o semestre de 2020.1Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.