METODOLOGIA DE ADEQUAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE ANATOMIA NO MODELO DE ABORDAGEM DA CIF PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Autores

  • Kaiuska Silva Peixoto
  • Kátia Virgínia Viana Cardoso
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é uma forma de organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001. A anatomia é descrita na CIF no contexto de funções e estruturas do corpo e, levando em consideração a importância da CIF para a atuação do fisioterapeuta, percebemos que é necessário o ensino da anatomia segundo a orientação da CIF para os alunos na graduação em Fisioterapia. Objetivos: Apresentar a metodologia de formulação de exercícios de anatomia com foco na funcionalidade na graduação em Fisioterapia por meio de um modelo de aprendizagem que aborda o modelo biopsicossocial do indivíduo. Metodologia: Foram formulados exercícios, para aplicação no módulo de Lógica Molecular dos Seres Vivos II, oriundos de adaptações de casos clínicos, coletados de livros e cedidos pelos alunos da graduação, para a linguagem da CIF, modificando terminologias e acrescentado os fatores contextuais (pessoais e ambientais) levados em consideração por essa classificação, para a formulação dos exercícios de anatomia aplicada. Resultados: O estudo resultou na reformulação do modelo de exercícios de anatomia na disciplina citada, anteriormente realizada segundo o modelo biomédico tradicional, seguindo a visão da anatomia clínica no contexto da CIF a prática da fisioterapia. Conclusão: Este modelo de abordagem de exercícios de anatomia, voltada para a análise do paciente e do caso clínico segundo a CIF, se mostra necessário para os estudantes na graduação de fisioterapia para uma formação de profissionais que exercem a fisioterapia segundo um modelo biopsicossocial e enquadra o módulo no modo de ensino dos demais do curso, onde já é exigido dos alunos o conhecimento e utilização da CIF.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência