METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA ATIVIDADE DE MONITORIA DE EMBRIOLOGIA PARA ALUNOS DO SEGUNDO SEMESTRE DE MEDICINA
Resumo
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para a utilização de metodologias que privilegiam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Mas, são as aulas expositivas segundo pesquisas, que continuam sendo a técnica mais usada pelo professor universitário. O ensino de embriologia do curso de Medicina de Universidade Pública do Nordeste, ainda segue este padrão tradicional. A disciplina é de considerável complexidade, e o assunto é extenso. A monitoria, na tentativa de facilitar e efetivar o aprendizado, inseriu metodologias ativas, como a aprendizagem cooperativa, na atividade do módulo de cardiorrespiratório dos alunos do segundo semestre de Medicina. Objetivos: Avaliar a efetivação do conhecimento de Embriologia do Coração por meio da aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa em monitorias realizadas previamente à aula expositiva. Metodologia: A turma foi dividida em 15 grupos de 5 pessoas e cada pessoa ficou responsável por estudar um assunto diferente de uma aula que ainda não tinha sido ministrada pelo docente. Em seguida, foi realizada uma atividade na qual os grupos se reuniram para que cada pessoa pudesse transmitir o conhecimento adquirido com os demais do grupo e, deste modo, contribuir para a construção do conhecimento dos grupos. Após a atividade foi feita uma avaliação online para saber dos participantes seu julgamento sobre esse modo de aprendizagem. Resultados: Nas entrevistas semi-estruturadas, 75% dos participantes responderam às entrevistas e demonstraram elevado nível de satisfação ao ter participado da atividade e comprovaram maior facilidade de efetivação do conhecimento ao ter o segundo contato com a matéria na aula expositiva. Conclusão: Ao término da experiência relatada, foi possível constatar, segundo os participantes, uma melhor concretização e entendimento do assunto proposto, pela aplicação da metodologia ativa de aprendizagem cooperativa na atividade de monitoria.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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