METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO POR PARES ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CONSULTA SIMULADA
Resumo
INTRODUÇÃO: Novas tecnologias na área biomédica trouxeram facilidades no diagnóstico e na condução de diversas patologias. Contudo, a história clínica ainda se constitui como o elemento pilar de uma consulta clínica, sendo de fundamental importância a adequada avaliação de acadêmicos de medicina na construção dessa habilidade médica, permitindo um desenvolvimento reflexivo e orientado dentro do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Avaliar através de método horizontal quais são as maiores facilidades e dificuldades de estudantes de medicina em uma consulta ginecológica simulada. MÉTODO: 111 estudantes da disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UFC participaram da atividade em 2019. No dia da atividade, os participantes se dividiram, baseados no interesse individual, em três funções: “médico” (37), “paciente” (37 mulheres) e “avaliador” (37). Cada cabine de avaliação era composta por um “aluno-médico” que conduziria a consulta com a “aluna-paciente” e um “aluno-avaliador” portando um questionário objetivo com questões sobre o domínio da entrevista médica e sobre qualidades humanísticas. RESULTADOS: Os estudantes tiveram suas melhores avaliações e critérios humanísticos, com 83,8% e 73% classificados como excelentes em postura ética e demonstração de empatia respectivamente. 81% dos avaliados recebeu conceito excelente quando o item avaliado era a identificação da queixa principal e/ou motivo da consulta. Os piores conceitos foram na condução hierarquizada da entrevista no questionamento acerca de dúvidas do paciente ao final da consulta, com 10,8% e 64,9% classificados como insatisfatório respectivamente. CONCLUSÃO: As qualidades humanísticas parecem ser itens com adequado grau de desenvolvimento nesses estudantes, no entanto há itens dentro do domínio da entrevista médica que precisam ser mais trabalhados, como a organização da consulta e o espaço para que o paciente possa tirar suas últimas dúvidas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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