METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS À DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

Autores

  • Yane Rabech de Sena Rodrigues
  • Nirleide Saraiva Coelho e Cavalcante

Resumo

A disciplina de Planejamento e Orçamento Público é ofertada como obrigatória no 6ºsemestre do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará. O conteúdo aborda assuntos relacionados à área pública, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Público, Despesa Pública e Receita Pública. Durante o semestre de 2019.2 foi aplicada uma prática nova no processo de aprendizagem, conhecida como Metodologias Ativas, que são mecanismos didáticos que colocam o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento. O objetivo do trabalho é verificar se o processo de ensino na disciplina de Planejamento e Orçamento Público obteve resultados satisfatórios na aprendizagem com a aplicação de metodologias ativas. Durante o semestre, em conjunto com o modelo tradicional de ensino, foram aplicadas diversas metodologias como jogos educativos (Campo Minado e Ludo da Cidadania), “Games” utilizando o aplicativo Kahoot, Design Thinking para compreensão do orçamento participativo e restos a pagar, atividades práticas em equipe para a elaboração do Plano Plurianual e aulas expositivas do conteúdo programático em formato de slides. Com a aplicação do questionário, o percentual de 68, 3% dos alunos acreditou que a metodologia ativa somada à metodologia tradicional de ensino contribuiu mais para a compreensão do conteúdo da disciplina do que a mera abordagem tradicional que obteve 7,3% dos resultados enquanto os outros 24,4% acreditaram que a metodologia ativa sozinha já seria satisfatória.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência