METODOLOGIAS ATIVAS COMO FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM E PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DE CONSULTAS GINECOLÓGICAS

Autores

  • Leticia de Carvalho Magalhaes
  • Andrezza Silvano Barreto
  • Luiziane de Holanda Almeida
  • Marcela Matias Sena
  • Priscila de Souza Aquino

Resumo

INTRODUÇÃO: O domínio das competências necessárias para a realização das consultas de enfermagem em ginecologia é um dos objetivos da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva. A prática de orientações acerca dos métodos contraceptivos, identificação e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além do procedimento de coleta do exame de Papanicolau para a prevenção do câncer de colo do útero são algumas atividades desenvolvidas durante as monitorias com o auxílio de metodologias ativas de aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de gincanas em monitoria de preparação para a prática de consultas ginecológicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no período de março a dezembro de 2019, com alunos do oitavo semestre do curso de enfermagem, durante as monitorias sobre consulta ginecológica. Os alunos foram divididos em dois grandes grupos, e em seguida, foram sorteados casos clínicos e cada grupo tinha cinco minutos para responder qual a conduta adequada para cada caso, assim como a forma correta de realização dos procedimentos. Após esse momento, os alunos e as monitoras discutiam sobre as respostas e eram esclarecidas todas as dúvidas sobre prescrições e procedimentos. O grupo que respondesse corretamente ao maior número de questões recebia uma premiação. RESULTADOS: Notou-se uma excelente aceitação por parte dos alunos, pois foi relatado uma melhor fixação do conteúdo quando visto de forma simulada durante a gincana, assim como uma melhor desenvoltura durante o estágio, principalmente em relação à prescrição de medicamentos. CONCLUSÃO: O uso de metodologias ativas de aprendizagem mostrou-se eficaz na preparação dos alunos da disciplina para a prática clínica, demonstrando que a gincana é uma ótima ferramenta para fixação do conteúdo visto em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência