METODOLOGIAS ATIVAS PARA O CONHECIMENTO DOS INVERTEBRADOS MARINHOS NAS AULAS PRÁTICAS DE OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ruama Catarina Xavier Rufino
  • Carla Araujo da Silva
  • Cristina Almeida Rocha Barreira

Resumo

Roteiros e guias de pesquisa são ferramentas de suma importância na aprendizagem de conteúdos que abordam temáticas como a identificação de organismos marinhos. Desse modo, este presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina de Oceanografia Biológica III, que tem como foco principal, apresentar a fauna marinha bentônica aos estudantes do curso de oceanografia de forma que os mesmos, adquiram conhecimentos sobre o papel desses organismos no ecossistema marinho, bem como, suas características morfológicas e taxonômicas. A experiência de monitoria permitiu aos discentes a oportunidade de desenvolver atividades laboratoriais e práticas, como a criação de modelos anatômicos representativos de invertebrados marinhos bentônicos, assim como, desenvolver atividades de acompanhamento e reforço do conteúdo com os alunos da disciplina que necessitavam de auxílio. A aplicação dessa metodologia de ensino é de suma importância, a medida que, impulsiona os estudantes a desenvolver outras formas de assimilar o conteúdo ministrado. O roteiro e os guias de identificação utilizados apresentam uma breve descrição dos grupos de invertebrados com figuras ilustrativas para serem coloridas pelos alunos. Assim, é possível observar a morfologia dos animais, através dos exemplares preservados, dos modelos e dos desenhos para colorir, possibilitando uma forma mais dinâmica e interativa de aprendizado. Ademais, a experiência vivenciada pelas monitoras influenciou de forma significativa na sua visão de métodos de aprendizagem e de ensino, possibilitando aos discentes utilizar, buscar e aprimorar novas metodologias ativas e integrativas ao longo do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência