METODOLOGIAS E PROJETOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Davis Ellisson Peixoto Costa
  • Lívia Damasceno Silva
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho é resultado das experiências do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, realizado no 5º semestre, do curso Geografia/Licenciatura (UFC). O objetivo do estágio realizado com e como pesquisa foi analisar o espaço escolar para problematizar questões relacionadas aos projetos e metodologias desenvolvidos na escola. Buscou-se identificar estes projetos a fim de compreender as mudanças para a escola, de forma qualitativa, pois se analisa o modo que os educandos compreendem as propostas curriculares da escola, e de forma quantitativa para mensurar a mudança de rendimento, ou seja, das notas dos alunos em suas disciplinas. O estágio foi realizado no Ensino Fundamental, anos finais, numa escola da rede pública municipal de Fortaleza/CE. A metodologia utilizada configura-se em estudos, encontros de mediação na Universidade e trabalho de campo com visitas a escola. A primeira etapa consistiu em uma entrevista semiestruturada com a professora de Geografia, supervisora do estágio. A segunda etapa se deu por meio de observações dentro e fora da sala de aula. A terceira etapa parte da coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos da escola para que fossem visualizados os projetos e as metodologias propostas pela instituição. Vale salientar o contexto socioespacial que a escola está inserida, pois a comunidade é de zona periférica da cidade de Fortaleza. Ademais, os resultados obtidos na pesquisa-estágio revelam que há maior engajamento dos alunos do colégio a partir dessas metodologias e do projeto, pois também há maior rigidez nas práticas diárias e cobrança por resultados. Conclui-se que, por meio dos dados disponibilizados, em especial, gráficos, foi perceptível a diminuição da taxa de reprovação. Dessa maneira, visualizando a importância da escola para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos e professores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência