MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE TEORIA DA CONTABILIDADE, NO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Laura Rochelle Pinheiro de Araujo
  • Celia Maria Braga Carneiro

Resumo

O uso de metodologias de ensino ativas favorece o ensino-aprendizagem visando despertar no discente o interesse pelo tema e o desenvolvimento de habilidades e competências que serão usadas em estudo futuro, no âmbito acadêmico e profissional. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem na disciplina de Teoria da Contabilidade, do curso de Contabilidade, da UFCE, em 2019. Quanto à metodologia, o método científico usado é o dedutivo, a pesquisa é descritiva e qualitativa. Quanto aos delineamentos: pesquisa bibliográfica, estudo de caso e survey. A coleta de dados usou técnica de questionário, do tipo médio, dividido em 3 dimensões: perfil dos discentes, aprendizagem do educando relacionada à leitura e à escrita, e a auto avaliação, com base nas horas de estudo para realizar a Avaliação Parcial 2 (AP 2), com fundamento na técnica ‘chute educado’ (SILVA, 2016). A análise descritiva foi usada para estruturar os resultados. O universo foi de 29 discentes e a amostra de 23. O resultado da pesquisa referente ao perfil atestou que 11 discentes estudam e trabalham. Quanto ao aprendizado, 69,6% da amostra tem hábito regular de leitura, 65,2% leem livros de literatura e/ou didáticos, e 47,8% leem jornais. Contudo, não é compatível com a realidade em sala de aula. Referente a auto avaliação, a amostra estudou, em média, 16 horas para a AP-2. Os discentes (17) que tiraram nota acima de 7,0 estudaram no mínimo 12h. A partir da nota do ‘chute educado’ constatou-se que, 65% da amostra projetaram uma nota igual ou maior que 7,0 na avaliação, mas 74% obtiveram este parâmetro. O resultado do ‘chute’ apresentou-se de forma positiva, pois 8 (35%) discentes acertaram a nota, com desvio padrão de 0,5. Portanto, pode-se considerar que, o discente, após realizar a avaliação tem consciência do seu desempenho. A pesquisa encontra-se em andamento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência