MINICURSO LÍNGUA E AÇÃO: A SÉTIMA ARTE COMO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM LINGUÍSTICA

Autores

  • Biatriz de Moura Tavares
  • Tercia Montenegro Lemos

Resumo

Buscando aproximar os estudantes dos conteúdos apresentados em sala de aula, para um exercício de internalização e reconhecimento dos assuntos pertencentes à Linguística, o Minicurso Língua e Ação propôs a interação entre Linguística e Cinema ao longo dos dois semestres letivos do ano de 2019, por meio de debates embasados em filmes propostos pela monitora. Entendendo o curso de Letras como um curso interdisciplinar, em que Língua, Ciência, Literatura, Arte e Educação envolvem-se de maneira híbrida, a proposta do Minicurso torna-se coerente ao trabalhar com múltiplas linguagens, ao passo em que apresenta, ou reforça, os assuntos e textos teóricos trazidos a priori pela disciplina de Introdução à Linguística. Durante dez encontros, foram trabalhados os filmes Nell; A Chegada; O Enigma de Kaspar Hauser; Palavras e Imagens e Língua Pirahã: O código do Amazonas, no primeiro semestre letivo e Língua: Vidas em Português; Spanglish; O Milagre de Anne Sullivan; A Chegada e Filhos do Silêncio, no segundo semestre letivo. A estratégia possibilitou a discussão da maior parte dos assuntos propostos pela bibliografia base do programa da disciplina, apresentada aos estudantes do primeiro semestre do curso de Letras, qual seja: Behaviorismo, Aquisição da Linguagem, Inatismo, Universalismo linguístico, Hipótese de Sapir-Whorf, Linearidade do sistema linguístico, Gerativismo, Recursividade Linguística e Relativismo Linguístico, Regionalismos, Dinamismo Língua e Cultura, Línguas de Sinais, entre outros. Dessa forma, o Minicurso fomentou um espaço de debate e aprendizado, ao passo em que aplicou teorias linguísticas aos filmes trabalhados, demonstrando eficácia ao trazer para fora do âmbito estritamente acadêmico as questões propostas pela disciplina ao transformar a sétima arte em instrumento de abordagem Linguística.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência