MITO, TRAGÉDIA E PENSAMENTO: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA

Autores

  • Gabriel Mitzrael Nogueira Pinto
  • Angélica Maria de Almeida Carvalho Ramos
  • Orlando Luiz de Araujo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência docente realizada no período em que seu autor esteve vinculado ao projeto PID “Aprendendo grego com Homero, Sófocles e Platão: uma abordagem interdisciplinar para a formação de leitores”. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto teve como ponto de partida as reflexões de Edgar Morin (2001), nas quais o filósofo atesta a problemática contemporânea daquilo que denomina “pensamento simplificador”, isto é, a tendência de separação metodológica entre o sujeito e o objeto do conhecimento, esboçada já desde a modernidade a partir das sucessivas interpretações do pensamento de Descartes (1996), (2018) em detrimento do desenvolvimento científico. Segundo Morin, essa simplificação do pensamento reverbera diretamente na metodologia dominante nas universidades contemporâneas, que tendem à “produção de um conhecimento irrefletido”, fadado à lógica da circulação de informações. Contemplando essa problemática, as atividades que o autor deste trabalho desenvolveu foram direcionadas no sentido de uma abordagem interdisciplinar entre literatura e filosofia. Através da organização de um minicurso intitulado “Mito, Tragédia e Pensamento: abordagens interdisciplinares entre Literatura e Filosofia”, aberto para o público em geral, foi proposta para a comunidade acadêmica a realização de uma leitura dialogada da tragédia Antígona, de Sófocles, e do pensamento dos pré-socráticos Heráclito e Parmênides. As discussões contaram, ainda, com as reflexões de Aristóteles (2015) para a compreensão da natureza do texto dramático e com o apoio dos estudos de Jean-Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet reunidos em sua obra conjunta Mito e Tragédia na Grécia Antiga (2014). Como resultado, obteve-se – com a participação de alunos oriundos de diversos cursos de graduação – um profícuo diálogo entre as diferentes áreas do saber, através da leitura integral do texto de Antígona conjugada com fragmentos de Heráclito e Parmênides.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência