MODIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE EXIGÊNCIA PARA A ELABORAÇÃO DOS ESTUDOS DIRIGIDOS BENEFICIOU O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BASES FISIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Mateus Chaves Lessa de Castro
  • Alicia Maria de Souza Rocha
  • Francisco Kássio Menezes da Silva
  • Luciana Catunda Brito

Resumo

Introdução: O estudo dirigido (ED) é uma técnica que permite ao aluno ter uma participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, facilitando os processos cognitivos caso sejam atendidas as demandas propostas. Objetivo: Comparar a qualidade dos estudos dirigidos, construídos de acordo com diferentes critérios de exigência, e sua relação com o desempenho mediante uma avaliação escrita nos semestres 2019.1 e 2019.2 na disciplina de Bases Fisiológicas da Educação Física. Métodos: Foram avaliadas as notas dos ED’s de 49 alunos de 2019.1 e ED’s de 37 alunos de 2019.2 que abordavam conteúdos que seriam trabalhados na primeira avaliação. No semestre 2019.1 os ED’s foram corrigidos com nota mínima de 7 pontos e máxima de 10, já no semestre 2019.2 os mesmos foram corrigidos com nota mínima de 0 pontos e máxima de 10 além da exigência de referenciar a fonte da informação. Resultados: A média das notas da primeira prova de 2019.1 foi de 6,166 ± 1,779 e da primeira prova de 2019.2 foi de 7,297 ± 1,607. A média dos ED’s relativos à primeira prova foi de 7,598 ± 0,724 em 2019.1 e de 8,180 ± 1,245 em 2019.2. Conclusão: A partir de uma análise quantitativa das notas dos dois semestres foi verificado um aumento da média tanto dos ED’s quanto das provas em 2019.2 em relação às notas referentes a 2019.1, podendo o rendimento na avaliação escrita ter melhorado em decorrência do aumento da qualidade observada nos EDs. Possivelmente, a possibilidade da nota dos EDs ser inferior a sete além da exigência de identificação das fontes utilizadas para construir as respostas potencializou maior comprometimento com a atividade proposta com consequente repercussão positiva sobre o processo de aprendizagem evidenciado no rendimento dos alunos na avaliação escrita.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência