MONITORES EM MEDIAÇÃO ATIVA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE

Autores

  • Francisco Lucas Inacio da Silva
  • Bruna Damasceno Sá
  • Mário Vinícius Marques Paiva
  • Cinthia Nara Gadelha Teixeira
  • Clelia Maria Nolasco Lopes

Resumo

A vivência em práticas educativas dialógicas, com suporte em metodologias ativas, vem se afirmando como estratégia na superação do modelo tradicional de ensinar e aprender. Nesse sentido, o Projeto Monitoria Integrativa em Odontologia, tem desafiado os monitores na relação com estudantes e docentes. Este trabalho se voltou ao objetivo de relatar a experiência da monitoria na Disciplina Saúde Bucal na Sociedade, do Curso de Odontologia/UFC Fortaleza, em práticas educativas com a comunidade. Assim se deu com famílias em uma área de atuação de um agente de saúde em Fortaleza. De início ocorreu o reconhecimento e delimitação do território e proposição às famílias da realização de uma conversa sobre saúde, a ser agendada em acordo suas disponibilidades. Nesse diálogo foi possível identificar problemas e situações sobre saúde que foram tomados como objeto de estudo e planejamento da ação. Nos encontros, em sala de aula, foram elaboradas propostas e estratégias de ação no território, no sentido do diálogo com a comunidade, tendo suporte no referencial teórico da educação popular, da promoção da saúde e da abordagem dos fatores de risco comum para controlar doenças e condições crônicas. Com o trabalho de monitoria, um dos grupos realizou a ação com idosos, voltada à alimentação saudável, em roda de conversa com moradores. Nesse momento, cada pessoa compartilhou seus hábitos alimentares e atividades físicas já vivenciadas. Oportunidades surgiram para a escuta atenta e a expressão posições quanto à defesa da diminuição do açúcar nas refeições e da prática de exercícios físicos. Destacou-se a adesão e participação da comunidade e a prática dialógica, com a mediação do trabalho de docentes e monitores como facilitadora do processo. A superação do modelo tradicional de ensino-aprendizagem ainda se coloca como um desafio, pois implicada em mudanças curriculares a serem assumidas por docentes e estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência