MONITORIA ACADÊMICA BRASIL III: PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA

Autores

  • Amanda Barroso Araujo Luz
  • Antonio Gilberto Ramos Nogueira

Resumo

A disciplina História do Brasil III tem como foco o estudo dos anos de 1889 a 1945, compreendendo os processos históricos da primeira República até o Estado Novo. Assim, permeia os temas relacionados aos projetos políticos, a instauração republicana, processo civilizatório, conflitos sócio-urbanos, os modelos econômicos, as relações de trabalho e os movimentos sociais e culturais, com o enfoque na abordagem política e cultural. O objetivo da monitoria é problematizar a questão nacional como elemento constitutivo da ideia de Brasil moderno na Primeira República e no Estado Varguista, tendo como eixo textos e autores que perscrutam a interface entre cultura e política nos anos em análise. Neste sentido, a monitoria procura estabelecer um acompanhamento sistemático aos alunos, com vistas a consolidar o processo ensino/aprendizagem. Para inserir os alunos no mundo da pesquisa histórica e provocar na monitora os primeiros contatos de sua prática pedagógica, foram preparadas reuniões com intuito de auxiliar na escolha da bibliografia, recorte temático e tratamento adequado às fontes. Além disso, produziu-se um cronograma para auxiliar na divisão dos seminários. Desse modo, a monitoria desenvolveu uma ferramenta metodológica para reunião de dúvidas e que fosse relativamente acessível a todos matriculados da disciplina, resultando na criação de um grupo da monitoria no WhatsApp com a presença da monitora e acessível através de um link, mecanismo que facilitou bastante o contato com a turma. Somado a isso, foi criado um drive especificamente para difusão de textos e sugestões de bibliografia para assessorar e organizar em um só local os principais assuntos relativos à disciplina, despertando-lhes a necessidade de organização referente ao ensino de História, e, proporcionando à monitora uma ocasião para colocar em prática sua competência no campo das atividades didático-pedagógicas, ao passo que em que a mesma está compartilhando seus conhecimentos teóricos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência