MONITORIA ACADÊMICA: PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO DE MÃO DUPLA ENTRE DOCENTE E DISCENTE.

Autores

  • Marjory Sousa Ramos
  • Mayara Rodrigues de Queiroz Santos
  • Cassio Adriano Braz de Aquino

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de monitoria acadêmica nas disciplinas da área de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações (PSTO) do curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Essa atividade se faz necessária ao pensar que o aluno-monitor é também um estudante a fim de desenvolver potenciais relacionados à área de conhecimento e junto a ela problematizar aspectos positivos e negativos, uma vez que deseja aprimorar o conhecimento na prática pedagógica, promovendo um enriquecimento de mão dupla entre docente e discente. O projeto objetiva subsidiar os estudantes dos conceitos básicos da área Psicologia Social do Trabalho, de modo a apresentá-los a possível intervenção dessa psicologia nas diversas modalidades de organizações, proporcionando de forma crítica a construção desse conhecimento, na qual ganha destaque e passa a ser de fundamental importância, bem como a compreensão de seu papel e possibilidades de atuação. O percurso metodológico consiste a partir de observações participantes durante as atividades realizadas nas disciplinas e das reflexões de autores que discutem questões referentes aos conceitos relacionados ao trabalho e às organizações, tais como Antunes (2006), Aquino (2005), Schein (2002), Zanelli, Borges-Andrade e Bastos, (2014). É de suma importância discutir e ampliar as metodologias de ensino ao proporcionar maior conhecimento acerca da Psicologia Social do Trabalho dentro do curso de Psicologia na UFC, em busca de uma transformação mais crítica da realidade, de modo a apresentar aos alunos as questões ontológicas do trabalho, nas discussões sobre essa área na contemporaneidade e viabilizar conhecimentos acerca das questões relacionadas à prática organizacional. Os resultados parciais obtidos durante esse ano apontaram para um melhor aproveitamento por parte dos estudantes do que é abordado durante as disciplinas, bem como de uma ampliação desses conhecimentos na vida acadêmica dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência