MONITORIA AUDIOVISUAL APLICADA A SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rister Saulo Machado Rocha
  • Georgia da Cruz Pereira

Resumo

O Projeto de Monitoria Audiovisual aplicada a Sistemas e Mídias Digitais centrado na trilha de audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais tem como objetivo oferecer suporte aos discentes por meio da realização de atividades, auxiliando na prática de tarefas propostas nas disciplina de modo a alcançar um melhor desempenho. Seja por meio presencial ou à distância, é oferecido o apoio aos integrantes das cadeiras contempladas e alunos curiosos em descobrir mais sobre audiovisual, buscando uma prática das atividades de forma criativa e inovadora. Juntamente com o auxílio ao discente, implementar amostras culturais de trabalhos e estimulá-los a submeter seus projetos às exposições e exibições, não só dentro da universidade como no meio externo, servindo como um fomento à área no âmbito acadêmico e regional. Junto a isso, executar oficinas e palestras sobre diversos assuntos ligados ao audiovisual nas disciplinas. No ano de 2019, o projeto de monitoria promoveu auxílio de forma mais próxima às disciplinas contempladas na trilha de audiovisual, como Fotografia Digital, Linguagem Audiovisual, Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, Design de Som e Narrativas Multimídias. Atuando em momentos pré-estabelecidos pelos docentes como os de maior necessidade de suporte e em potenciais áreas de maior complexidade do curso, em que os estudantes precisam de mais apoio. Para uma melhor experiência docente por parte do aluno bolsista, tem-se pesquisado e aplicado metodologias que possam estimular os alunos em seus aprendizados e projetos. Como resultado, 205 alunos foram atendidos de forma direta nos semestres 2019.1 e 2019.2. Além disso, foram atendidos alunos que solicitavam apoio em trabalhos audiovisuais e agendavam horários para monitoria. Foram produzidos 25 vídeos, 54 ensaios fotográficos dentre outras produtos audiovisuais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência