MONITORIA COMO APOIO ACADÊMICO AO ESTUDANTE COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
Aborda as experiências obtidas no decorrer da monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID) da disciplina de Editoração no curso de Biblioteconomia, a partir de atividades desenvolvidas pela monitora em conjunto com uma estudante que possui dificuldades de aprendizagem. Objetivou auxiliar a discente no desempenho acadêmico através de modificações na forma de avaliação da estudante durante a disciplina para que assim a mesma pudesse ter o melhor desempenho possível, bem como na interação social por meio das seguintes ações: promoção de três encontros semanais para leitura e discussão de textos referentes à disciplina, visando sanar dúvidas; e acompanhamento durante realização de trabalhos avaliativos produzidos especialmente pela docente para a discente em questão. Quinzenalmente foram feitos relatos para a professora da disciplina sobre essas ações, e também sobre as reações e dúvidas da aluna diante das atividades e textos. A monitoria serviu como um relevante elo entre a docente e a aluna atendida, não apenas nas atividades acadêmicas, mas, por vezes, procurando promover integração entre os colegas da turma. Conclui-se que, por meio dessas ações e de um viés mais humanista na abordagem, com o intuito de atender à aluna em suas necessidades de avaliação e de aprendizagem, obteve-se relevante compartilhamento de experiências e vivências da estudante, dos demais colegas da turma e da monitora, que resultou na aprovação da discente e no interesse desta em atuar na área de especialidade da disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.