MONITORIA DA DISCIPLINA DE CIRURGIA MAXILOFACIAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A disciplina de Cirurgia Maxilofacial é de caráter obrigatório para os graduandos do curso de Odontologia da UFC, sendo componente curricular do oitavo semestre. Há uma parte teórica ministrada em sala de aula e uma parte prática, com a possibilidade de atendimento às pessoas da comunidade em geral que procuram o serviço. Nesse ano, uma nova experiência de ensino foi realizada, sendo feitos momentos teóricopráticos na clínica de Cirurgia Maxilofacial, onde os alunos puderam aprender acerca de determinados assuntos, acompanhando os atendimentos e procedimentos de pacientes que chegavam com diversas queixas. A monitoria é uma forma de facilitar o aprendizado dos conteúdos ministrados e de auxiliar na compreensão dos procedimentos realizados em ambiente clínico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um aluno como monitor da disciplina de Cirurgia Maxilofacial. Os monitores estão sempre que possível na rotina dos alunos, visando auxiliar em sua formação. São realizadas mini-aulas de revisão sempre antes de cada prova a ser realizada na disciplina, com um foco nos pontos principais, objetivando esclarecer e eliminar todas as dúvidas dos alunos. Um grupo na rede social WhatsApp é criado para cada turma, para facilitar a comunicação, compartilhamento de artigos e casos clínicos (inclusive da própria clínica), discussão científica e sanar todas as dúvidas existentes. O monitor também está presente na parte prática, ambientando os alunos na clínica, orientando sobre biossegurança, propedêutica cirúrgica e tudo mais que tenha relação com o adequado atendimento aos pacientes. Os monitores são estimulados também para produção científica, apresentando trabalhos. No ano de 2019, foi apresentado um trabalho no I Congresso internacional de Odontologia do Norte-Nordeste, que ocorreu em Recife, relatando o caso de uma paciente que foi atendida na clínica de cirurgia da própria faculdade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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