MONITORIA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO ADULTO II - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A monitoria de Atenção Básica à Saúde do Adulto II, no início do ano letivo, consistia em participar das aulas práticas, lecionando as estações de Suporte Básico de Vida (BLS) e Intubação em Sequência Rápida (ISR), juntamente com os professores, que ministravam a aula de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS). Com a mudança curricular, o enfoque da disciplina foi englobado pela disciplina "Urgências e Emergências"e, diante disso, foi necessário que a monitoria fosse reestruturada para atender as necessidades da nova disciplina. O objetivo foi não fugir do tema principal, que era "Saúde do Adulto", mas agora com enfoque em "geriatria preventiva e cuidados paliativos", complementando um pouco do que era abordado na disciplina de Geriatria do sétimo semestre da graduação. A metodologia que usamos para isso foi: a partir das principais diretrizes (americana, brasileira e europeia) dos temas "diabetes mellitus no idoso", hipertensão arterial no idoso", "dislipidemia no idoso", "insuficiência cardíaca no idoso" e "cuidados paliativos", montamos casos clínicos para discussão em sala de aula, elaboramos aulas usando mídias de audiovisual com vídeos sobre os temas (sobretudo cuidados no fim da vida), além de discussões na enfermaria do Hospital Universitário Walter Cantídio, com casos reais de pacientes internados. O resultado foi uma nova disciplina, completamente diferente da inicial em seu tema e objetivos, porém igualmente robusta e que contribuiu enormemente com o aprendizado tanto dos alunos que estavam cursando a disciplina, quanto com o dos monitores, que tiveram contato com duas temáticas diferentes em um mesmo ano em que estiveram na disciplina. Conclui-se, dessa forma, que, apesar de a proposta inicial deste Programa de Iniciação à Docência ter sido mudada, a maneira como a mudança ocorreu foi de grande aprendizado para os envolvidos e benéfica para a disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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