MONITORIA DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA DO ENSINO SOB VISÃO DOS MONITORES

Autores

  • Rafael Vidal de Oliveira
  • João Pedro Braga de Sousa Abreu
  • Maria Eduarda Gonçalves de Lima
  • Virgínia Cláudia Carneiro Girão
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Karuza Maria Alves Pereira

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência é uma atividade complementar oferecida aos acadêmicos interessados em aprofundar seus conhecimentos em um componente curricular. Na disciplina de Embriologia e Histologia Humana, a monitoria permite ao monitor uma revisão dos conteúdos abordados, além do estímulo ao exercício do ensino, o que promove uma nova perspectiva em relação à prática da docência. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os monitores de Embriologia e Histologia Humana a respeito da importância da monitoria no seu desenvolvimento didático e acadêmico. À vista disso, foi aplicado um questionário em 15 monitores dos cursos de Odontologia e Medicina da disciplina de Embriologia e Histologia Humana tanto em exercício quanto que já passaram pela experiência nos últimos 3 anos. Após o esclarecimento dos objetivos da pesquisa mediante leitura e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, houve a aplicação do questionário composto de duas seções. Na primeira seção, abordou-se assuntos relacionados ao exercício da monitoria por meio de dez questões objetivas. Na segunda seção, solicitou-se ao monitor a discussão de duas habilidades acadêmicas as quais a monitoria foi fundamental para o seu desenvolvimento, além de sugestões para o melhor aproveitamento da monitoria na disciplina. Os resultados obtidos demonstraram que 80% dos entrevistados tiveram suas habilidades didáticas desenvolvidas; 100% tiveram a oportunidade de aprender novas informações no exercício da monitoria e 86,6% melhoraram suas habilidades no microscópio óptico. 93,3% dos entrevistados recomendaram o programa aos interessados. Desse modo, conclui-se que o programa promove uma experiência positiva aos acadêmicos, os quais desenvolvem sua oratória graças à experiência em aulas de revisões e monitoria, possibilitando uma melhor performance em seminários e trabalhos solicitados no decorrer da graduação, além do contínuo aprendizado promovido pelo acompanhamento das aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência