MONITORIA DE FARMACOLOGIA COMO ELO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO-APRENDIZADO E A PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Resumo
INTRODUÇÃO: A inclusão do graduando em enfermagem na monitoria de farmacologia contribui para aperfeiçoamento do ensino-aprendizado, quanto à dinâmica de integração entre conteúdos estudados teórico-práticos durante implementação das atividades de monitoria, promovendo conhecimento reflexivo, crítico e técnico-científico em propriedades farmacológicas, subsidiando a tomada de decisão do aluno na assistência de enfermagem em administração de medicamentos durante as aulas de campo. OBJETIVO: compartilhar as vivências de 06 semestres frente à monitoria de farmacologia em enfermagem e sua contribuição para a prática segura na administração de medicamentos. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de descrição qualitativa, tipo relato de experiência, desenvolvido entre os semestres 2017.1 a 2019.2, período que contabiliza os 06 semestres de monitoria. RESULTADOS: No decorrer de 06 semestres como monitor, foi possível organizar diversos mecanismos processuais para planejar recursos que viabilizassem eficientes abordagens dos conteúdos programados para cada semestre. Pois, este dinâmico processo de elaboração das monitorias, grupos de discussão e outras atividades de monitorias consentiram maior assimilação dos conteúdos por parte dos discentes monitores, garantindo maior segurança no preparo e administração dos medicamentos, consequência, da aquisição do aprendizado sobre princípio ativo da droga, farmacocinética, farmacodinâmica, interação medicamentosa, via de administração, efeitos desejados e indesejáveis. O constructo da iniciativa à docência reforça a máxima que a melhor maneira de aprender é “ensinando”. CONCLUSÃO: Verifica-se a relevância da farmacologia para prática segura da administração de medicamentos, maximizando os benefícios da terapia farmacológica e minimizando os efeitos adversos decorrentes de erros do processo. Logo, é pertinente a continuidade da monitoria em farmacologia para que mais alunos sejam inseridos no projeto, podendo vivenciar esta experiência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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