MONITORIA DE FÍSICA FUNDAMENTAL PARA ENGENHARIAS SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM E NO INCENTIVO À DOCÊNCIA

Autores

  • Lucas Cruz Torres
  • Luis Gonzaga Rodrigues Filho

Resumo

A monitoria de Física Fundamental para Engenharias é um projeto do Programa de Iniciação à Docência - PID que tem uma grande importância para o desenvolvimento dos estudantes da UFC, uma vez que contribui, tanto para o aprendizado dos alunos, que são acolhidos pelo referido programa, como para o processo de formação do monitor, por meio do contato e de sua experiência com a prática docente. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de explicitar a importância da monitoria no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do monitor, bem como relatar a experiência das metodologias de ensino e atividades aplicadas na disciplina de Física Fundamental para Engenharias visando um melhor desempenho e aprendizagem dos alunos matriculados na mesma. Primeiramente, foi estabelecido um horário de atendimento para auxiliar os alunos na resolução de questões e para esclarecer eventuais dúvidas sobre o conteúdo visto na aula. Além disso, foram organizados grupos de estudos com problemas e atividades propostas pelo professor e orientados pelo monitor. Também foram elaborados resumos e formulários para auxiliar os alunos nas avaliações realizadas ao longo do ano letivo. Foram realizadas reuniões semanais com o professor, nas quais se discutiam sobre o planejamento das aulas e sobre a elaboração de materiais, atividades e trabalhos a serem passados na semana seguinte. Assim, foi possível, por meio da monitoria, contribuir para uma melhoria do aprendizado de física; no qual são importantes para o bom desempenho de futuras disciplinas a serem cursadas pelos alunos de caráter técnico, científico e profissional nos cursos de engenharia; bem como vivenciar novas metodologias de ensino. Além disso, com a monitoria, foi possível ter uma experiência com a docência e vivenciar o ambiente acadêmico por outra perspectiva, de modo que despertou mais interesse pela carreira docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência