MONITORIA DE LÍNGUA ESPANHOLA: DESENVOLVENDO A DESTREZA AUDITIVA.

Autores

  • Giulia Lara Frota Lima
  • Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza E Souza

Resumo

O projeto de Monitoria dos semestres iniciais de Língua Espanhola foi realizado no ano de 2019 com alunos do curso de Letras - Português e Espanhol. O objetivo foi auxiliar os estudantes a respeito dos conteúdos das disciplinas Espanhol I e Espanhol II, bem como estimular o desenvolvimento da destreza auditiva a partir de encontros presenciais. No ensino de uma língua estrangeira, os níveis gramaticais e socioculturais são relevantes, mas é necessário aliar-se à compreensão auditiva para uma aprendizagem completa. Segundo Giovannini (1996) a compreensão oral não se trata de uma atividade passiva, mas ativa, onde o ouvinte reconhece, seleciona e interpreta o que ouve ao que sabe. Partindo desse princípio, propomos aos alunos encontros semanais onde o desenvolvimento da destreza auditiva seria o foco em questão. Em cada encontro, utilizamos imagens e temas do cotidiano para discussão e ativação dos conhecimentos prévios, uma preparação para a atividade de ouvir. Logo após a pré-atividade, foram utilizadas músicas, curtas metragens e áudios do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), onde os alunos eram estimulados a entender e compreender o falante nativo do espanhol. Em seguida, respondiam a atividade de compreensão auditiva com questões de múltipla escolha ou escrita, sempre relacionadas com o que foi escutado. Ademais, com as discussões pós-atividade, foi-se estimulado aos alunos que também desenvolvessem e praticassem a habilidade oral. Os resultados do projeto foram considerados positivos e satisfatórios, pois além da resposta positiva dos alunos quanto a monitoria, progrediram em relação à destreza auditiva e também na pronúncia. Foram estimulados a desenvolverem a habilidade auditiva dentro e fora da sala de aula por meio do contato com textos autênticos, nos quais puderam perceber a diversidade de acentos nativos e puderam, desta forma, interagir em língua espanhola com seus pares.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência