MONITORIA DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Ministrar monitorias é um modo diferente de aprendizado e de fixação de conteúdos o que promove autonomia, conhecimento, atitude e prática, habilidades necessárias no mercado profissional. Consequentemente, favorece o empoderamento e autoafirmação dos futuros profissionais, principalmente em áreas que necessitam de maior destreza como a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Objetivo: Relatar a experiência de realização de monitorias junto aos acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado a partir da ministração de conteúdo da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva, do oitavo semestre da Universidade Federal do Ceará. . O período de monitorias durou de março a dezembro de 2019, sendo estas ministradas uma vez por semana com duração de 1 hora, e possuíam temas variados acerca da saúde sexual e reprodutiva como: Prevenção do Câncer do Colo Uterino, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Prevenção do Câncer de Mama, Consultas Pré-Natais e Planejamento Reprodutivo. Os conteúdos eram repassados de forma teórico-prática, normalmente no laboratório de Enfermagem. Resultados: Observou-se um feedback positivo em relação a ministrar monitorias como forma de aprendizagem, uma vez que é possível obter informações atualizadas e reforçar o assunto ministrado em sala de aula, além de permitir o treinamento do procedimento repetidas vezes para reforçar sua execução nos estágios práticos. Consequentemente, há uma melhor fixação de conteúdos e uma melhora na destreza durante procedimentos. Conclusão: As atividades desenvolvidas durante o período de monitorias foram de grande contribuição para a vida acadêmica e profissional dos alunos e monitores, permitindo maior desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimento teórico. Além disso, houve grandes benefícios acerca da autonomia e da autoconfiança profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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