MONITORIA DE SEMIÓTICA DISCURSIVA: IMPACTOS DOCENTES E DISCENTES.

Autores

  • Vinicius Facanha Camara de Sousa
  • Carolina Lindenberg Lemos

Resumo

A semiótica discursiva é um ramo da linguística que procura descrever a geração de sentido em textos de qualquer expressão. Sendo uma ciência que conquista cada vez mais relevância nacional e internacionalmente, conta com disciplina homônima fornecida pelo Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Pretende-se com este trabalho compartilhar os frutos da experiência do monitor da disciplina durante o semestre de 2019.1, no qual atuou como bolsista do programa de iniciação à docência (PID) sob orientação da Profª Drª Carolina Lindenberg Lemos, e de 2019.2, em que mateve informalmente as atividades de monitor. Além de auxiliar a turma por meio de encontros individuais, nos quais era possível indicar leituras, sanar dúvidas e auxiliar em análises, incluia-se nas atividades do monitor a organização de um grupo de estudos introdutório, aberto para para a comunidade. Este era ligado ao Grupo de Estudos Semióticos do Ceará (SEMIOCE) e propôs intermediar o contato inicial com a semiótica greimasiana. No grupo, junto a leituras teóricas, foram analisados textos de diversas manifestações: verbais, imagéticos e sincréticos. Os resultados obtidos são de grande impacto na formação do bolsista como um aluno de licenciatura, na medida em que forneceu capacidades de preparação (plano de aula, seleção de corpus, escolha de metodologias...) e de adaptação dos instrumentos às demandas da turma de forma processual. Estas foram obtidas por meio de uma prática docente na qual os conteúdos, antes vistos na teoria, puderam ser postos em prática. Quanto aos discentes, observaram-se resultados positivos, não só por meio das avaliações dos alunos matriculados na disciplina, mas também no alcance que o grupo teve na comunidade, atraindo novos interessados para a semiótica discursiva. Dessa forma, acreditamos na relevância acadêmica de iniciativas como essa e esperamos que sua divulgação contribua para a manutenção de programas, como o PID, nos cursos de graduação da UFC

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência