MONITORIA E APLICAÇÕES DE PROGRAMAÇÃO E MÉTODOS NUMÉRICOS

Autores

  • Natan Mario Souza Nery de Lima
  • Vicente Ventura Marques Neto
  • Thyago Freitas da Silva
  • Gisele Azevedo de Araujo Freitas

Resumo

O projeto de iniciação a docência é uma ferramenta de ajuda mútua entre alunos e professores. Pois os professores são ajudados pelos bolsistas enquanto que os bolsistas tem uma experiência bastante valorosa relacionada a docência no ensino superior. Considerando que apesar do professor ser bastante solicito quanto a dúvida e outras questões relacionadas aos alunos, o mesmo empenha outros papéis além daqueles em sala de aula, muitos estão envolvidos com pesquisa, congressos e outros cargos, assim nem sempre será possível que o mesmo atenda sempre os alunos. Assim os bolsistas do projeto de iniciação a docência têm um papel de auxiliar os professores em atividades didáticas. Em adicional existia tarefas de casa que eram entregues nas monitorias para incentivar os alunos irem na monitoria. Além de ajudar em correções de trabalhos e tirar dúvidas relacionadas aos mesmos, também tínhamos como tarefa principal a monitoria. A monitoria serve como uma ponte entre professor e aluno, visto que algumas dúvidas específicas eram melhores esclarecidas pelos monitores por ter a mesma linguagem do aluno. Como os monitores são alunos, as dúvidas podem ser respondidas por outro ponto de vista, o do próprio aluno. Existem também para os bolsistas uma experiência em pesquisa científica voltada a docência, ou com alguma outra aplicabilidade. Por exemplo, foram desenvolvidas aplicações em Python que serviam para manipulação de dados de artigos. Isso serviu de incentivo para os alunos perceberem que o conteúdo aprendido em sala de aula tem aplicação prática. Outra aplicação foi utilizado Arduíno e programação fazer com que fosse possível aferir correntes e tensões de um sistema elétrico e expor essas informações em um gráfico. Como bolsistas foi possível ajudar um pouco mais os alunos ao que se aplica em dúvidas e esclarecimentos de trabalhos e conteúdo em si. Como também apresentou-se aplicações práticas da matéria dada em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência