MONITORIA EM FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Autores

  • Mateus Fernando Peixoto da Silva
  • Alysson Andrade Amorim

Resumo

Os discentes dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia demandam cada vez mais por metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma, foram incorporadas às disciplinas obrigatórias para os cursos de engenharia da UFC, Fundamentos da Economia e Fundamentos da Administração, conceitos de aprendizagem ativa baseada em problemas, cujo soluções são desenvolvidas de forma multidisciplinar, no formato de projetos e tendo o trabalho em equipe como base. A monitoria tornou-se fundamental para assegurar a aplicação adequada dos instrumentos de aprendizagem ativa concebidos para o desenvolvimento dos conteúdos nas turmas das referidas disciplinas realizadas em 2019, bem como proporcionar um canal informal de diálogo entre discentes e docente, de forma a permitir uma comunicação horizontal para solvência de problemas/dúvidas e obter feedback permanente da disciplina. Neste contexto, a monitoria contribuiu para a criação de um espaço de aprendizagem reflexivo em que os alunos são estimulados a construir o próprio fluxo de estudo sendo orientados pelo monitor e regidos pelo professor. As avaliações da aprendizagem buscaram contemplar as habilidades e competências esperadas, além da clássica verificação de conteúdos por meio da da prova escrita. Houve uma cobrança semanal de atividades e exercícios, o que tornou o estudo do conteúdo um hábito quotidiano. No final da disciplina é proposto o estudo de caso em que os alunos devem investigar situações que permitam identificar e refletir práticas em empresas reais associadas aos conteúdos ministrados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência