MONITORIA EM MATEMÁTICA DISCRETA

Autores

  • Kenny Wille Domingues
  • Wesley Carlos Ferreira Souza
  • Julio Cesar Silva Araujo

Resumo

Neste trabalho, será discutido o desenvolvimento do Projeto Monitoria em Matemática Discreta (PID2019) que teve como objetivo principal auxiliar a turma durante a disciplina tendo em vista a redução do seu alto índice de reprovação. A assiduidade dos estudantes nos primeiros dias de monitoria não foi a esperada, mesmo elevada em relação ao ano anterior, no entanto, foi sim percebido um aumento dessa mediante o melhoramento dos discentes que a frequentavam. Essa evolução se deu por meio da correção dos trabalhos entregues, da resolução das questões de listas utilizadas pelos professores, ao tratar as dúvidas dos alunos e revisar os conteúdos que não ficaram claros. Além disso, a persistência desses alunos nos estudos foi essencial. Ademais, a Matemática Discreta objetiva ensinar a matemática formal, dando uma ótima base para os estudantes aprenderem técnicas de prova, algo essencial para quem pretende seguir carreira acadêmica em cursos de exatas, além de englobar diversos assuntos, dentre eles lógica proposicional, teoria dos conjuntos, relações, enumerabilidade, e análise combinatória. A saber, no departamento de Matemática, a cadeira foi ofertada pelo professor Júlio César Silva Araújo em 2019.1 e pela professora Ana Shirley Ferreira da Silva em 2019.2. Outrossim, a carga horária foi cumprida, durante o primeiro semestre, com auxílio da correção de trabalhos e supervisão do Laboratório de informática, e no decorrer do segundo, fiscalização das avaliações parciais, e exercendo a monitoria no turno da aula em dias específicos. Por fim, o projeto foi de grande valia tanto para os discentes quanto para quanto para os monitores, servindo de experiência e aperfeiçoamento da metodologia de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência