MONITORIA EM MÉTODO CIENTÍFICO NA FACULDADE DE MEDICINA: EXPERIÊNCIAS DO NOVO CURRÍCULO
Resumo
A monitoria consiste num conjunto de atividades que buscam complementar o ensino do professor em sala de aula, via utilização de perspectivas e linguagens diversas sobre o assunto abordado, além de proporcionar a experiência de iniciação à docência aos monitores. Objetivo: Relatar a vivência do monitor em sua atividade, em especial na disciplina de Metodologia Científica na Universidade Federal do Ceará. Metodologia: realização de encontros com o professor-orientador para planejamento, desenvolvimento e avaliação da disciplina. Atividade com os estudantes, com utilização de metodologia problematizadora e vivencial, abordando aspectos do saber científico e do desenvolvimento pessoal dos estudantes, com destaque para os temas da educação médica e saúde. Além disso, disponibilização de contato com uso das tecnologias digitais, numa perspectiva de complementariedade. Resultados: pode-se aprofundar a escrita do trabalho científico, assim como explanar as normas e técnicas necessárias a esta confecção. Foi observado aumento de fluência na escrita normatizada por parte dos alunos, bem como maior participação e interesse no assunto. Além disso, foi percebida desmistificação do Método Científico, uma vez que este comumente é visto como inacessível e extremamente complexo, possivelmente pelo pouco contato prévio que muitos estudantes da Famed têm com o assunto. Ademais, somou-se vivência na elaboração de aulas e na comunicação clara e objetiva de saberes, vindo a enriquecer a formação do monitor em âmbitos técnicos e humanos. Conclusão: A monitoria é uma prática de aprendizado que contribui com a formação dos alunos, em geral, e do monitor. Há evolução na comunicação, aumento do convívio entre estudantes, rompimento de estigmas quanto a determinados assuntos da formação acadêmica, esclarecimento de dúvidas. Por conseguinte, há auxílio na ratificação de conteúdos abordados pelo professor, somado à contribuição na formação pessoal e acadêmica do aluno de iniciação à docência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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