MONITORIA EM REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO DE AR: DIMENSIONAMENTO, BALANCEAMENTO E SELEÇÃO DE COMPONENTES
Resumo
A disciplina de Refrigeração e Condicionamento de Ar (RCA) é obrigatória para o Curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da UFC. Ela abrange conteúdos teóricos extensos e não dispõe de infraestrutura laboratorial adequada, o que dificulta a prática e assimilação destes conhecimentos pelos estudantes no tempo disponível. Para auxiliá-los a superar esta dificuldade, esse trabalho apresenta uma atividade didática concebida e realizada com a turma 20019.2 – T-01 da disciplina, na qual os estudantes partem de uma situação-problema verossímil e aplicam o que foi visto em sala de aula para dimensionar, balancear e selecionar componentes de um sistema de refrigeração por compressão de vapor, a ser instalado para atender a aplicação pretendida. Os estudantes implementaram os procedimentos de cálculo na planilha eletrônica LibreOffice Calc® e realizaram o dimensionamento e o balanceamento dos componentes com auxílio do software CoolProp® para determinação das propriedades termodinâmicas do fluido refrigerante. Com as informações produzidas, os estudantes selecionaram componentes a partir de catálogos de fabricantes e elaboraram a respectiva memória de cálculo, contando em todas as etapas com apoio do monitor e orientação do professor da disciplina. A avaliação do material produzido mostrou que, dos 45 estudantes que participaram da atividade, 89,7% selecionaram corretamente os componentes do sistema. Uma enquete de resposta voluntária foi feita com os estudantes para avaliar o suporte da monitoria na disciplina. Das 16 respostas obtidas, 87,5 % atribuíram nota 10 ao trabalho desenvolvido pelo monitor e 100% aprovam a continuidade da monitoria. Esses resultados permitem afirmar que a monitoria de iniciação a docência em RCA contribuiu para o processo de formação dos alunos na melhoria da aprendizagem, e proporcionou ao monitor uma visão de conjunto da disciplina e das experiências em relação à teoria e a prática.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.