MONITORIA EM TEORIAS DO JORNALISMO: APERFEIÇOANDO O MÉTODO ATIVO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS

Autores

  • Alice Sousa da Silva
  • Diogenes Lycariao Barreto de Sousa

Resumo

A partir de 2017 a proposta de produção de vídeo como prática de avaliação foi incrementada no programa da disciplina de Teorias do Jornalismo. Baseado no método ativo de aprendizagem, que já era introduzido nas aulas a partir de práticas como o aprendizado por pares, por exemplo, a produção de conteúdo audiovisual foi apresentada aos alunos como parte da nota que compõe o resultado final individual. Segundo Shewbridge & Berge (2004) as atividades de produção de vídeos podem servir para formar, além de produtores, consumidores mais “informados”. Essas atividades tendem a desenvolver a base analítica necessária para que os alunos se tornem consumidores mais observadores e críticos em relação aos produtos desse tipo de mídia. Nesse sentido, o vídeo se configura como instrumento de aprendizagem ativa, favorecendo uma visão interdisciplinar do conteúdo adquirido em sala de aula, fundido com referências visuais no produto final. Segundo Martiani (1998), a produção de vídeos no contexto da escola, pode integrar-se a diferentes disciplinas, envolvendo atividades de comunicação em torno de diversos assuntos ou temas explorados, seja no âmbito do ensino fundamental, médio ou superior. Ainda segundo Martiani (1998), que a produção de vídeos é uma experiência que mobiliza diversas habilidades, aptidões ou inteligências dos alunos envolvidos no processo, como: inteligência lingüística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-sinestésica, inter-pessoal e intra-pessoal. A aplicação do vídeo demonstrou um maior interesse dos alunos pelo método de avaliação. Em 2017 foram produzidos 5 vídeos. Em 2018, 5 vídeos e; em 2019,4 vídeos foram produzidos para a disciplina, apenas no primeiro semestre. Segundo respostas dos alunos na avaliação do docente, aplicada no final do semestre, o vídeo aparece como aspecto positivo, na maioria das vezes, como um facilitador da aprendizagem e como prática que possibilita uma liberdade maior pro discente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência