MONITORIA NAS TURMAS DE VIOLONCELO E CONTRABAIXO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO EXTRACURRICULAR NA FORMAÇÃO INSTRUMENTAL
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência acerca da monitoria desenvolvida nas disciplinas de Introdução ao Instrumento Melódico – Cordas Friccionadas, Prática de Conjunto de Cordas Friccionadas I, II e III e Violoncelo e Contrabaixo I. Por não exigir Teste de Habilitação Específica (THE), o Curso de Música da UFC-Fortaleza recebe alunos que se encontram em diferentes níveis de desenvolvimento instrumental; alguns destes alunos não possuem nem nunca tiveram contato com um dos instrumentos abordados nas disciplinas supracitadas. No início do semestre letivo 2019.1, identificamos que, mesmo com aulas semanais, os alunos iniciantes ao instrumento possuíam muitas dificuldades para acompanhar o conteúdo programático da disciplina. Estas dificuldades se davam em parte porque muitos alunos não conseguiam praticar os exercícios trabalhados em sala de aula, uma vez que não possuíam seu próprio instrumento por não terem condições de comprá-los devido ao seu alto custo. Este rendimento insuficiente nas disciplinas refletia nas avaliações destes alunos. Muitos se sentiam incapazes e desmotivados no processo de aprendizagem. Baseados nestas constatações, decidimos aumentar os horários de monitoria de 2 encontros semanais para 4, que se deram no horário de intervalo das disciplinas do curso possibilitando a presença de todos alunos. Com o passar do ano, notamos que os alunos iniciantes que compareceram ao atendimento dos monitores conseguiram acompanhar o conteúdo das aulas e alcançaram melhores notas nas avaliações das disciplinas. Os autores Suzuki (1973), Cruvinel (2003) e Tourinho (2003), que foram utilizados na fundamentação, reforçam a importância de que nos primeiros meses de aprendizagem do instrumento o aluno, em seu estudo, deve ser acompanhado diretamente pelo professor ou nesse caso por um monitor. Este trabalho pretende ressaltar a importância dos projetos de monitoria no rendimento acadêmico dos alunos de violoncelo e contrabaixo da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.