MONITORIA PARTICIPATIVA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM PROJETO DE CAMPANHA OCEANOGRÁFICA

Autores

  • Debora Melo Mendonca
  • Felipe Conrado Freitas de Oliveira
  • Tristan Charles Clitandre Rousseau

Resumo

O oceanógrafo como profissional tem dentre de suas prerrogativas realizar projetos de pesquisa, principalmente, com aquisição de dados em campanhas oceanográficas. A organização destas demanda um embasamento científico robusto e uma logística e capacidade organizacional avançada, pois envolve o trabalho em equipe em locais remotos e com uma gestão muito precisa da ocupação do espaço físico e do cronograma de realização das atividades. As habilidades necessárias para organização destas campanhas são, no entanto, pouco desenvolvidas ou solicitadas ao longo do curso de Oceanografia. Dessa forma, no quadro das atividades de monitoria foi desenvolvida uma atividade da disciplina de Oceanografia Química II denominada Campanha Oceanográfica. O objetivo desta atividade é estimular os alunos a terem maior autonomia, articulação, criatividade e aptidão a trabalhar em grupo aplicando metodologias abordadas em aulas teóricas. Um documento de apoio contendo as instruções para a realização desta atividade foi elaborado e é dividido em três seções, sendo elas introdução, objetivos e metodologia. A introdução aborda um histórico de programas de pesquisa oceanográficos; os objetivos são semelhantes aos supracitados; e a metodologia é dividida em dois tópicos, o primeiro abrange a metodologia científica, informações sobre a campanha, itinerário, cronograma, tripulação, resumo e metodologia de amostragem da pesquisa de cada equipe, manifesto de bordo e fomento e patrocínios, e o segundo aborda a avaliação do projeto e instruções para estruturação do documento e da apresentação oral. Os monitores apresentam a atividade, entregam o documento e auxiliam na organização das dinâmicas de grupo. Após um mês os projetos são apresentados oralmente e um documento técnico com todos os detalhes da campanha é entregue. Espera-se que essa nova abordagem proporcione ao aluno uma visão crítica, experiência e protagonismo na elaboração das suas futuras pesquisas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência