MONITORIA: UM ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CONSTRUÇÃO DO OLHAR ANTROPOLÓGICO
Resumo
O presente trabalho analisa o desenvolvimento da iniciação à docência na disciplina de “Antropologia da Educação”, ministrada pela profa. Bernadete Beserra, no Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação (UFC). Aplicada à educação, a antropologia oferece aos professores instrumentos para lidar tanto com as diferenças em sala de aula como com os diferentes ritmos de aprendizado. A monitoria abrangeu reuniões e discussões sobre o programa da disciplina; planejamento de aulas, acompanhamento dos alunos, leitura de resumos e esclarecimento de dúvidas. Em sala de aula, exercemos o papel de observadores participantes com o objetivo de desnaturalizarmos o modo como lidamos com o ensino e a sala de aula. Nessa relação, redefinimos nossas indagações com o fim da superação do senso comum e da construção de um olhar antropológico sobre a formação docente. Ressalte-se que a formação da professora regente nos proporcionou uma experiência atípica: transitamos do lugar de observadores ao de objetos de estudo, uma vez que exercitei a docência experimentalmente sob a sua supervisão e da turma. A disciplina se constrói criticamente pela forma como a docente conduz a aula, inovando ao tratar o estudante como ator principal da construção do conhecimento, instigando-o a refletir, agora com o olhar antropológico, sobre toda a sua experiência escolar, desde a educação básica. Utilizando instrumentos da própria pesquisa antropológica na docência, os diários de campo, toda a sala de aula, inclusive a própria professora, se transforma em objetos e sujeitos de estudo e todos vivem, na prática, o impacto do conhecimento antropológico. Em suma, essa experiência de monitoria enseja a formação de um olhar sensível ao outro. Um olhar crítico que, sem dúvida, ajuda bastante a ampliar o exercício da cidadania.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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