MOULAGE E CRIAÇÃO DE MARCA: UMA RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO

Autores

  • Vanessa Noronha de Oliveira
  • Maria do Socorro de Araújo
  • Araguacy Paixao Almeida Filgueiras

Resumo

As disciplinas de Modelagem tridimensional e Modelagem tridimensional avançada, são ofertadas no curso de Design–Moda, e dois dos seus objetivos são o despertar da acuidade visual e sensibilidade tátil e do potencial criativo. A metodologia das disciplinas é baseada na exposição de conteúdo teórico-prático e na execução de peças do vestuário utilizando a técnica de moulage. O termo moulage vem do francês e significa forma, molde. “É uma ferramenta eficaz na condução do processo dinâmico de transformar ideias e materiais em produtos de moda” (SALEH, p. 132). Dessa forma podemos perceber a importância da moulage não apenas no processo de construção de peças do vestuário, mas na possibilidade de aplicação em outras áreas como ferramenta de experimentação de materiais e formas com objetivo de criar determinado produto. A partir dessas considerações, o presente trabalho se propõe a ressaltar a importância do aprendizado nas citadas disciplinas e apresentar a relação entre as mesmas e a criação de marca autoral. Para esse fim são utilizadas como metodologia a pesquisa bibliográfica e a observação participante, na forma de entrevistas a serem realizadas com estudantes e graduados do curso de Design-Moda. Convém ressaltar que o ritmo frenético do mercado da moda e das grandes empresas exige das marcas autorais, que estão buscando se inserir no mercado competitivo e globalizado, o desenvolvimento de um processo criativo adequado, a fim de oferecer produtos inovadores, tanto no uso das matérias-primas como no design do produto em si, visando atender às necessidades e desejos do público. Nesse sentido, destacamos a importância que os futuros designers finalizem as disciplinas de modelagem - plana e, sobretudo, tridimensional, detendo o máximo de conhecimentos sobre moulage, pois envolvem os processos criativos, o desenvolvimento das peças e a sua razão de ser – o consumidor

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência