NECESSIDADE DO PREPARO TÉCNICO E EMOCIONAL PARA A MANIPULAÇÃO DO CADÁVER HUMANO

Autores

  • Joice de Oliveira Amorim
  • Amanda Carolina Trajano Fontenele
  • Iandra Freire de Oliveira
  • Caio Fortier Silva
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: O uso do cadáver humano nas aulas de anatomia representa uma das formas mais antigas de estudar o corpo humano. Nesse sentido, muitas vezes, no início, os alunos se deparam com questões relacionadas a essa metodologia de ensino, como a repulsa visual, forte odor, enfrentamento da morte, o que pode interferir no aprendizado. Objetivo: Verificar a opinião dos alunos a cerca da necessidade do preparo técnico e emocional para a manipulação do cadáver humano e como isso pode ajudar no aprendizado. Metodologia: Foi realizado um estudo, no segundo semestre de 2019, através da aplicação de um questionário com questões exclusivamente objetivas nas turmas de medicina, odontologia, enfermagem, biologia, psicologia do primeiro semestre da Universidade Federal do Ceará. Ao todo foram entrevistados 80 alunos e foram abordados questões sobre: se as turmas tiveram algum preparo emocional e técnico para manipular os cadáveres, se acha importante esse preparo, se teve algum desconforto desmaio ou enjoo com o contato com as peças anatômicas, se o desconforto prejudicou o aprendizado de anatomia humana. Resultados: 92,5% negaram qualquer preparo técnico e emocional para o estudo com cadáveres humanos, 100% afirmaram que esse preparo facilitaria o estudo com peças anatômicas, 15% afirmaram que tiveram desconforto, desmaio ou enjoo com o contato com peças anatômicas, todos que afirmaram o item anterior disseram que o desconforto prejudicou o aprendizado de anatomia humana e também afirmaram que um preparo técnico e emocional antes de iniciarem as aulas no laboratório seriam importantes para evitar esse desconforto. Conclusão: Apesar de a quantidade de alunos que apresentaram desconforto, enjoo ou desmaio ser apenas 15% do total, mostrou-se que esse desconforto prejudica a aprendizagem de anatomia humana e que é necessário uma apresentação prévia dessa disciplina com preparo emocional e técnico para ajudar no aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência