NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO MEIO PARA MELHORIA E AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
As novas tecnologias passam a ser cada vez mais integradas na promoção de um ensino mais efetivo, melhorando tanto o processo de aprendizagem, como os meios para avaliar tal processo, de tal sorte a motivar os estudantes e permitir uma análise mais precisa dos pontos que precisam ser aprimorados. Com essa visão, esse trabalho visou aplicar tal praticidade oferecida pela tecnologia para revisar e avaliar o grau de aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo do módulo de processos patológicos gerais do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Para tal fim, foi aplicado um jogo por meio do site “kahoot”(kahoot.com) no último mês de aula de 26 estudantes que haviam cursado o módulo de processos patológicos gerais naquele semestre. O jogo era composto de dez questões (vide tabela 1 em mídia anexa) de múltipla escolha de forma a abordar assuntos relacionados a “Lesão Celular, Morte Celular e Adaptações”, “Inflamação e Reparo”, “Distúrbios Hemodinâmicos” e “Neoplasia”, no qual os participantes concorriam entre si, ganhando maior pontuação aqueles que respondessem correto e mais rapidamente. Os resultados obtidos foram que os 26 alunos acertaram uma porcentagem média de 60,68% (vide porcentagem de acerto por questão na tabela 1 em mídia anexa),com 81,25% se sentindo positivos em relação à experiência, 18,75% neutros e 0% negativos, 100% disseram que aprenderam algo e 100% recomendam a experiência. Tais resultados apontam para uma experiência positiva do uso do site “kahoot” (kahoot.com) como ferramenta de auxílio do processo de aprendizagem e avaliação de tal processo e indicam a necessidade de revisão de temas como processos adaptativos, mediadores da inflamação, células inflamatórias e processo de apoptose em que menos de 70% dos estudantes acertaram questões referentes a esses temas, tal ferramenta pode auxiliar no aprimoramento do processo de formação de turmas futuras, otimizando o ensino de patologia geral.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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