O APRENDER A FILOSOFAR COMO PROPEDÊUTICA A VIDA INTELECTUAL
Resumo
A disciplina de Introdução à Filosofia é uma das disciplinas mais recorrentes nos cursos de graduação na UFC, geralmente se localiza entre as disciplinas do primeiro semestre de várias grades curriculares. Seu caráter obrigatório nos mostra que ela detém uma determinada relevância. Não obstante, refletimos no que faz com que esta disciplina detenha este grau de relevância. Chego à conclusão que a resposta para essa questão reside em um fato: a de que não podemos separar a atividade filosófica de uma atividade de pesquisa robusta e genuína; que sem conhecer as ferramentas adequadas à vida intelectual corremos o risco de desabar o prédio do conhecimento e da pesquisa acadêmica. Tendo em vista esta importante informação, pretendo neste projeto (i) argumentar em favor da indissociabilidade entre a metodologia filosófica e a pesquisa científica, da qual o fundamento e as conclusões foram retirados da minha própria experiência como monitor desta disciplina, com o contato com os alunos participantes não somente do curso de Filosofia, como de outros cursos da UFC e (ii) descrever pormenorizadamente a comunidade as atividades e os resultados que foram desenvolvidos nesta monitoria (criação de comentários e correções de trabalhos filosóficos, traduções de artigos, aproximação aos grupos de pesquisa em Filosofia, etc.). Aqui relatarei que o trabalho conjunto entre a turma e o monitor constitui uma experiência indubitavelmente positiva, pois a natureza filosófica desta monitoria é essencialmente dialógica, produzindo nos participantes um senso crítico, racional e autônomo na produção de respostas que servem tanto a vida pessoal, a Filosofia e as Ciências.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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