O BORBOLETÁRIO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Joana Darc Araujo Mesquita
  • Yago Lourenço de Carvalho
  • Pâmela Brenno Silva Teixeira
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

A disciplina AC0476 - Princípios de Entomologia Agrícola, de caráter obrigatório na matriz curricular do curso de Agronomia, sendo ministrada no segundo semestre, é indispensável para a capacitação do estudante em analisar, reconhecer e classificar insetos, habilitando-o para diagnosticar o status desses artrópodes em insetos de controle biológico, vetores e pragas. Dentre estes, diferentemente de outros insetos, alguns lepidópteros possuem grande destaque nos ecossistemas agrícolas como pragas apenas em sua fase larval. Na economia, a espécie Bombyx mori, em particular, possui grande valor econômico devido à prática da sericicultura, ou seja, a produção de seda a partir de um produto filamentoso produzido pelas glândulas sericígenas dessa espécie em sua fase larval. Já sua fase adulta possui extrema importância ecológica por serem bioindicadores de um ecossistema rico e saudável. Na disciplina de Princípios de Entomologia Agrícola – essa dividida em morfologia externa, biologia, fisiologia e taxonomia de insetos –, o borboletário didático torna-se uma ferramenta para melhor estudo e compreensão, pelos alunos, na relação do ciclo das borboletas e sua importância agrícola, econômica e ecológica, ao apresentar dentre uma das muitas funções, a criação desses insetos em seus estágios (ovo, larva, pupa e adulto), manejo, controle e identificação de determinadas espécies classificadas como pragas para determinadas culturas e permitir a participação executiva dos alunos nesse laboratório de criação dos espécimes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência