O BOSQUE E AS SUAS ÁRVORES OU EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Rodrigo Barreto de Meneses
  • Fernanda Maria Abreu Coutinho

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar as atividades realizadas pela monitoria de Teoria da Literatura II, no ano de 2019, as quais incluem realização de debates relacionados às leituras da turma orientada e a realização de grupo de estudos. Para melhor orientar os alunos, duas investidas foram feitas a fim de situar seus estudos: durante o período de 09/04 a 11/06 discutiu-se as relações da literatura com áreas do conhecimento humano – mais especificamente, com a política; bem como, durante o período de 23/08 a 25/10, visamos entender o que as narrativas têm em comum entre si e aquilo que as distingue enquanto narrativas, assim propondo uma introdução à narratologia de vertente francesa (Todorov; Genette). Os encontros do Grupo de Estudos Literários (GELIT), feitos semanalmente durante o período indicado, contaram com cronograma e bibliografia para cada edição. No primeiro semestre, foi feita a conceituação das duas áreas e apontadas suas relações com a cultura, a relação da ideologia com a criação e interpretação de textos literários e, por fim, a conceituação de literatura engajada. Também foi realizada a leitura e análise das obras Bartleby, o escrivão, de Herman Melville, e O estrangeiro, de Albert Camus. No segundo semestre, refletimos sobre o estatuto das categorias elementares da narrativa a partir do estudo de Yves Reuter (1995), ao desenvolver também conceitos das disciplinas de Teoria da Literatura I e II e exercitar práticas de crítica literária a partir do estudo feito sobre a obra São Bernardo, de Graciliano Ramos. A bibliografia básica das edições inclui autores como, Benedito Nunes, Jean-Paul Sartre e James Wood, além de palestras com professores convidados. Ambas as edições contaram com emissão de certificados de horas complementares e participação expressiva dos alunos, demonstrando a importância da permanência do PID, o qual gera diversos benefícios aos alunos e fortalece a instituição.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência