O CUIDADO À DIMENSÃO ESPIRITUAL DO SUJEITO COMO PROMOTOR DE SAÚDE NO CAMPO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são ações de cuidado que contemplam os sistemas médicos complexos e os recursos terapêuticos, também nomeados por medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses sistemas englobam abordagens que buscam estimular os recursos naturais de prevenção de adoecimentos e recuperação da saúde por meio de tecnologias efetivas e seguras, com ênfase na escuta empática e acolhedora, no vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As PICS propõem um cuidado ao indivíduo que contemple todas as suas dimensões, inclusive a espiritual, pois compreende este como um ser holístico dotado de aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais. O objetivo do trabalho é repensar a prática de cuidado exercida por discentes e aos estudantes a partir da sensibilização do olhar para a importância das PICS e da dimensão espiritual. Metodologicamente, o trabalho estrutura-se a partir do relato de experiência da autora como aluna e como monitora da disciplina de Práticas Integrativas I. Os resultados observados durante a monitoria relacionam-se ao impacto que as abordagens terapêuticas tiveram a partir do acolhimento e da oferta de serviços a estudantes da UFC em parceria com a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Já na experiência de monitoria foi percebido o desconhecimento dos alunos sobre as PICS e sobre a espiritualidade como dimensões de cuidado e possibilidades de intervenção para a promoção da saúde, bem como a interface destes temas em sua formação. Conclui-se que a dimensão da espiritualidade no cuidado em saúde, ao buscar compreender os sentidos e significados da relação da pessoa consigo mesma e com o mundo é essencial às Psicologias. Percebeu-se a necessidade de ampliação das discussões sobre a complexidade dos conceitos de saúde, os impactos da dimensão espiritual nestes e o uso de PICS na formação do aluno do curso de Psicologia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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