O DESENHO NA METADISCIPLINA

Autores

  • Maria Eduarda da Nobrega Martins
  • Emilio Augusto Gomes de Oliveira

Resumo

O presente resumo trata da inserção de oficinas de técnicas de desenho na disciplina de Desenho de Observação, ministrada no curso de Design. Para tanto, no primeiro semestre de 2019, nesta foi aplicada a metodologia da metadisciplina. Essa metodologia é sobre uma disciplina na qual se cria, se constrói e se reflete enquanto é aplicada, em um processo criativo e participativo, com alunos, monitores, professores e demais comprometidos no processo didático, sendo um contraponto à metodologia tradicional das escolas brasileiras. Nas escolas convencionais, apostilas e cartilhas determinam o que os alunos devem aprender a cada ano e os conhecimentos são transmitidos por meio dos professores. Como essa cadeira ocorre no primeiro semestre do curso, os alunos precisaram amadurecer rapidamente para se desvencilhar dos padrões de ensino regular e conseguirem acompanhar o ritmo da metadisciplina, que exige que os discentes busquem o conhecimento que querem adquirir, demandando uma maior responsabilidade sobre eles. Foi proposta, então, uma aula com oficinas de interesse, na qual os alunos tiveram a liberdade de escolher quais técnicas de desenho queriam aprender – e ensinar – e, ao mesmo tempo, tiveram um maior direcionamento dos professores e monitores sobre esses métodos. O resultado foi satisfatório tanto para discentes como docentes. Com base no exposto, o objetivo desse trabalho, então, é trazer mais aulas a partir deste viés metodológico durante a disciplina para ajudar os alunos a se adaptarem a metodologia desta disciplina e das seguintes durante o curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência