O DESENVOLVIMENTO DE POSSIBILIDADES CRIATIVAS - PRÁTICAS E TEÓRICAS - NA INTERPRETAÇÃO DE MODELAGENS PLANAS MASCULINAS

Autores

  • Felix Felzke da Rosa
  • Maria do Socorro De Araujo

Resumo

A modelagem plana masculina é o método de planificar em uma superfície bidimensional os moldes que são utilizados para a fabricação de qualquer vestimenta (FULCO e SILVA, 2005). Essa metodologia pode ser aplicada para o desenvolvimento de uma única peça ou de grandes quantidades deste modelo, por isso se apresenta altamente popular no mercado ready-to-wear. Apresentado como uma disciplina prática, nas primeiras aulas os alunos recebem um conteúdo sobre a evolução das modelagens, da metodologia a ser adotada em aula e iniciam os processos básico de aplicação desta com a diferenciação da tabela de medida padrão adotada pela bibliografia e na medida doméstica, que consiste em retirar as medidas básicas para a produção de uma base plana masculina, como tórax, cintura, pescoço e altura das costas. Durante os processos práticos em sala, além dos exercício, os alunos possuem acesso a essa evolução do conhecimento sobre a interpretação dos moldes e como a estrutura das bases abre um numero de possibilidades de interpretações para o desenvolvimento de novas roupas. Uma das possibilidades metodológicas adotadas é a apresentação de um seminário de pesquisa sobre a diversificação atual do vestuário masculino com o estudos de diversos moldes e tendências mercadológicas além da busca de novas referências visuais para somar as possibilidades de criação do trabalho final,e por associação aumentando a identificação dos alunos como futuros profissionais do mercado. Para o desenvolvimento deste trabalho, será efetuada uma pesquisa bibliográfica, observação participada das atividades realizadas pelos alunos do 3º semestre do curso de Design-Moda, na disciplina de Modelagem Plana Masculina. O objetivo do trabalho é compreender de que forma os alunos expandiram suas possibilidades criativas na aplicação prática dos estudos da disciplina, além de identificar as dificuldades de aprendizagens.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência