O DUPLO LUGAR: TRÂNSITOS ENTRE O AGENTE DA EDUCAÇÃO E O AGENTE DA GESTÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEATRO

Autores

  • Flavio Carvalho de Souza
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

Este trabalho explicita o percurso da autora como monitora do projeto “A pedagogia teatral como uma experiência compartilhada”. A monitoria é uma atividade de formação desse aluno pesquisador-docente, que teve como espaços de atuação o contexto da sala de aula nas disciplinas de “Educação Teatral: Metodologias e Tendências”, “Estágio II” e a gestão do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Nesses trânsitos, experimentou-se e refletiu-se sobre esse duplo lugar do agente da educação e da gestão, da sala de aula ao teatro, uma vez que nas disciplinas citadas buscava-se, através da elaboração de procedimentos pedagógicos ligados à figura da docência em contextos de ensino em teatro, promover ações educativas eficazes para a construção dos diversos saberes que envolvem essa prática. No Teatro Universitário, por meio da observação do público frequentador e de constantes diálogos com a equipe de gestão, contribuiu-se com a programação artística-cultural, através de ações de produção que favorecessem à ida ao teatro, e que dialogassem com a formação dessa plateia para estimular a reflexão crítica e a produção de pensamento em arte. Nesses deslocamentos, surge o conceito de mediação teatral(DESGRANGES, 2003) que aborda a formação de espectadores, por meio de uma prática pedagógica das diversas etapas que envolvem o fazer teatral através de ações nesse espaço existente entre o palco e platéia, buscando qualificar a relação do espectador com a obra. Estar nesse duplo lugar, permitiu um olhar mais abrangente sobre o alcance de linguagem do teatro, possibilitando a construção de um mapa que envolve as diversas etapas do fazer teatral. Conclui-se que essa figura híbrida da gestão/educação tenha não só uma capacitação em relação às artes e às estéticas da cena como também pedagogicamente. Estar nesses lugares múltiplos da linguagem em teatro oportuniza, ao estudante do curso de Teatro (Licenciatura), uma bagagem vasta e um repertório de atuação expandido no meio teatral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência